sábado, 30 de julho de 2011

Gene Tierney






Gene Eliza Tierney nasceu em 19 de novembro de 1920, no Brooklyn, Nova York. Filha de uma família abastada da Costa Leste, seu pai foi um bem-sucedido corretor de seguros. Durante a infância, viveu algum tempo com seus igualmente bem-sucedidos avós em Connecticut e Nova York. Educada nas mais finas escolas do País, estudou ainda na Suiça por dois anos, sendo fluente em Francês.
Desde cedo, demonstrou interesse pela carreira de atriz, representando muitas vezes para os pais e amigos. Ao retornar da Europa, passou a freqüentar a Broadway, conseguindo papéis em algumas peças. Ganhou destaque imediato por sua exótica beleza física e, rapidamente, deu o salto para o cinema. Foi Darryl F. Zanuck, produtor da 20th Century Fox, quem a levou para Hollywood, onde estreou em 1940 no filme "A Volta de Frank James", ao lado de Henry Fonda. No ano seguinte, estrelou cinco filmes, dando início a uma carreira de sucesso. Em 1943, com o filme "O Céu Pode Esperar", teve a crítica a seus pés. O ano de 1944 foi, no entanto, o de sua consagração como atriz e estrela. Foi o ano de "Laura", onde fez o papel de uma mulher cobiçada por três homens. Em 1946, teve sua única indicação ao Oscar de Melhor Atriz, por sua excelente atuação em "Amar Foi Minha Ruina", de 1945, perdendo a estatueta para Joan Crawford por sua magnífica atuação em "Alma em Suplício".
Gene Tierney casou-se duas vezes: em junho de 1941, com o famoso figurinista, Oleg Cassini, com quem teve duas filhas, Daria e Christina, e de quem se divorciou em fevereiro de 1952; voltou a se casar em julho de 1960, com W. Howard Lee, com quem viveu até a morte deste em fevereiro de 1981.
O nascimento, em 1943, de uma filha deficiente mental, a levou a tomar doses excessivas de comprimidos e a ter uma vida desregrada, marcada por múltiplos amantes, dentre os quais o então Senador John F. Kennedy, o ator Tyrone Power e o Príncipe Ali Kahn. A esse período, seguiu-se uma fase de depressão, tendo sido internada mais de uma vez.
Tais fatos fizeram com que ela não participasse de nenhuma produção cinematográfica no período de 1955 a 1961. Em 1962, retornou às telas no excelente filme de Otto Preminger, "Tempestade Sobre Washington", após o que apareceu ainda em três outros filmes e três episódios para a TV, sendo o último, "Scruples", em 1980.
Morreu em 06 de novembro de 1991 em Houston, Texas, devido à um enfisema pulmonar, este causado pelo hábito (comum naquela época) de fumar. Gene não era fumante mas passou a ser para engrossar a voz, visto que o estúdio achava que ela era demasiadamente estridente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário